BookRiff

If you don’t like to read, you haven’t found the right book

O que é uma arte erudita?

A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.

Quais são as artes eruditas?

As pinturas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e as esculturas, como a David, de Michelangelo, consideradas grandes obras de arte, são expressivos exemplos de cultura erudita.

Quais são os apreciadores da arte erudita?

➢ Entre alguns artistas que são homenageados com o seu nome na história cultural de um povo podemos citar: Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci , Michelangelo, Salvador Dalli , Pablo Picasso , Cândido Portinari , Di Cavalcanti , Tarsila do Amaral entre outros .

O que é cultura erudita e dê exemplos?

Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.

O que é a arte acadêmica?

Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.

Qual o quadro mais famoso da história da arte?

As 10 obras de arte mais famosas da história

  • Mona Lisa (1503), Leonardo da Vinci.
  • A Criação de Adão (1511), Michelangelo.
  • O Nascimento de Vênus (1484–1486), Sandro Botticelli.
  • A Última Ceia (1495–1498), Leonardo da Vinci.
  • O Grito (1893), Edvard Munch.
  • A Noite Estrelada (1889), Van Gogh.
  • O Pensador (1904), Auguste Rodin.

São exemplos de arte popular?

São exemplos dessa produção artística obras como ex-votos, imaginárias religiosas, esculturas em cerâmica, carrancas e utensílios domésticos – como panelas e potes de barro – que representam crenças, lendas, costumes, acontecimentos corriqueiros e dificuldades do dia a dia.

Quais exemplos de cultura erudita encontramos no Brasil?

A música clássica, por sua complexidade de elaboração, está entre os principais exemplos de cultura erudita. Entre os nomes notórios da música clássica estão Beethoven, Brahms e Mozart. No Brasil, o nome de maior destaque é o maestro Heitor Villa Lobos, autor da peça “O Guarani”.

O que é a arte erudita popular e a arte de massa?

1. A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. Os artistas eruditos são reconhecidos por grande parte da população, possuem estudos refinados de diversas técnicas, materiais, estudos e de história da arte. …

O que é erudito e popular?

A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.

Como é definida a cultura erudita?

A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.

Qual das opções abaixo é um exemplo de cultura erudita?

Exemplos de Cultura Erudita Concertos musicais produzidos por grandes orquestras, peças de teatro de difícil acesso popular, obras de artes de artistas renomados, como Leonardo da Vinci e Pablo Picasso, estão entre os exemplos.

Qual a origem da arte erudita?

No mundo cultural há uma grande diversidade de manifestações, tanto das artes populares como eruditas. A arte erudita se originou no período colonial na Europa, nesse tempo foram iniciados os movimento barroco, neoclassicismo, renascimento.

Qual a origem da cultura erudita?

A origem da cultura erudita está ligada à formação dos Estados Nacionais, no período que vai do século XIII ao século XIX, no continente europeu, especialmente na formação de países como França, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Qual a diferença entre erudito e erudito?

Bach, na música, e Ingres, na pintura, são exemplos disso. Evidentemente, os conceitos popular e erudito escondem também uma valoração. Por muitos anos, a cultura popular foi considerada inferior à erudita; e erudito mesmo era aquilo que era europeu, de preferência francês, inglês ou alemão.

Quem é o maior artista erudito do Brasil?

No Brasil temos representantes famosos das artes eruditas, principalmente do barroco e rococó, como Antonio Francisco Lisboa nas esculturas, Aleijadinho, responsável pelas obras nas igrejas de Minas Gerais e nas pinturas.