BookRiff

If you don’t like to read, you haven’t found the right book

O que é solecismo e exemplos?

Solecismo é um vício de linguagem caracterizado por ser um desvio gramatical que ocorre no nível sintático da língua. Trata-se de um erro muito comum que cometemos com frequência numa conversa informal. Exemplo: Vou no banheiro. (o correto seria: Vou ao banheiro.)

O que é solecismo de concordância?

Solecismos são erros que atentam contra as normas de concordância, de regência ou de colocação. Fazem três anos que me separei. Faz três anos que me separei. Haviam muitas pessoas no local.

O que é solecismo Cite três exemplos?

Solecismo é o desvio que envolve erros de sintaxe na construção de um trecho ou combinação de palavras, podendo ser de concordância, de regência, de colocação e de má estruturação. “Meus irmão são muito briguentos.” em vez de “Meus irmãos são muito briguentos.” “Cheguei na sua casa.” em vez de “Cheguei à sua casa.”

Qual conceito de solecismo?

Solecismo é uma inadequação na estrutura sintática da frase com relação à gramática normativa do idioma. É um vício de linguagem.

O que é silepse e exemplos?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em “a violenta São Paulo”, em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto “a cidade de”.

Como podemos definir o conceito de frase?

Frase é a expressão verbal de um pensamento. Às vezes, pode ser muito breve, constituída de uma única palavra. Por exemplo a palavra “Silêncio!”, escrita num cartaz na parede de um hospital, é uma frase.

O que é uma frase com ambiguidade?

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.

Como saber se a frase tem ambiguidade?

Tipos de ambiguidade

  1. Uso indevido de pronomes possessivos.
  2. Colocação inadequada de palavras.
  3. Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  4. Uso indevido de formas nominais.

O que é silepse quais os tipos de silepse que existem?

A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.