BookRiff

If you don’t like to read, you haven’t found the right book

O que detecta o exame de líquor?

Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.

Para que é retirado líquido da espinha?

Para que serve esse exame? Sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas.

Para que serve o líquor do cérebro?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no …

Para que serve o exame do líquido cefalorraquidiano?

O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor vem sendo utilizado como arma diagnóstica desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas.

Qual o nome do líquido da coluna vertebral?

O Liquor, conhecido também como Líquido Cefalorraquiano (LCR), ou líquido da espinha, é um fluído corporal transparente produzido pelo cérebro. Ele está concentrado em parte na cabeça, e na coluna.

Qual o nome de uma doença que se descobre com o líquido da coluna?

Punção lombar Nesta técnica, o médico, após anestesiar uma área na parte inferior da coluna vertebral, insere uma agulha entre os ossos da coluna para retirar uma pequena quantidade do líquido.

O que acontece quando o líquido da coluna começa a vazar?

Quando o líquido vaza, a pressão aumenta e, como conseqüência, surge a dor de cabeça.

Para que serve o exame que tira o líquido da coluna?

A punção lombar – exame de líquor, é um procedimento muito comum, realizado em hospitais e clínicas, com o objetivo de se extrair o líquido cefalorraqueano (líquor) para se fazer diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso.

Para que serve o exame do líquido da coluna?

Esta técnica é usada para identificar alterações neurológicas, que podem ser infecções, como meningite ou encefalite, assim como doenças como esclerose múltipla ou hemorragia subaracnoidea por exemplo.

O que o exame do líquido cérebro-espinhal permite saber?

O exame do líquido cefalorraquidiano serve para o diagnóstico de doenças como a meningite ou de outras estruturas do sistema nervoso, pode também confirmar hemorragias no cérebro ou na medula.

Qual exame tira líquido da coluna?

A punção lombar é um procedimento que, geralmente, tem por objetivo a coleta de uma amostra do líquido cefalorraquidiano que banha o cérebro e a medula espinhal, através da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar até atingir o espaço subaracnoideo, que é um espaço entre camadas que revestem a …

Qual exame é feito com o líquido da coluna?